Projetos

Conheça todos os projetos desenvolvidos pela Invictus Viseu.

Boccia Sénior

 

 

Memória Descritiva

Pautado enquanto projeto de índole social conjugado com a dinamização de um desporto de recreação, é organizado pela Associação Invictus Viseu em parceria com 4 entidades locais.

Conceito do Projeto

Promover e divulgar a modalidade de Boccia Sénior na comunidade sénior Viseense com ou sem deficiência ou mobilidade reduzida, através da prescrição e acompanhamento regular de sessões em grupo de Boccia de caráter recreativo, em entidades sediadas na Freguesia de Viseu, prioritariamente, que prestem serviços de apoio a idosos e que manifestem vontade e condições para acolher o presente projeto.

A 1ª e 2ª edição do projeto, contaram cada uma com mais de 100 seniores que tiveram a oportunidade de conhecer e praticar a modalidade de Boccia. 

Esta iniciativa conta com o Apoio da Freguesia de Viseu e para esta 3ª edição, conta igualmente com o apoio do IPDJ,I.P., no âmbito do PNDpT 2019.

Frequência: 1 sessão semanal em quatro grupos.

Duração: 50’

Nº total de participantes: 110

Tipologia das sessões: em grupo

Duração: De junho a dezembro.

AtivaMente

 

Memória Descritiva

Projeto-piloto concebido para um Hospital de Dia de Psiquiatria local e propõe uma intervenção terapêutica no âmbito do exercício físico para adultos diagnosticados com doenças mentais (ansiedade depressão) em regime de internamento parcial.

Conceito do Projeto

Realizar sessões de Atividade Física Adaptada, no Hospital de Dia de Psiquiatria local, com vista à melhoria da aptidão físico-funcional dos utentes integrados neste programa, bem como, promover a melhoria da sintomatologia depressiva ligeira a moderada, sintomatologia ansiosa ligeira a moderada, défice cognitivo (nos parâmetros memória e atenção).

Frequência: 3 sessões semanais de EF

Duração: 50’

Nº participantes: 13

Tipologia das sessões: em grupo

Duração: De janeiro a dezembro, apenas com paragem no mês de agosto.

Reclusão Ativa

 

Memória Descritiva

Projeto de índole sócio-desportivo de vertente recreativa e de caráter regular. 

A nível social, o Desporto assume-se como um meio privilegiado de promoção da socialização entre pares. Permite, igualmente, que os praticantes possam encontrar soluções para as suas próprias barreiras à re-integração e participação proativa na sociedade.

Conceito do Projeto

Realizar sessões de Atividade Física Adaptada, no estabelecimento prisional local, com vista à melhoria da aptidão físico-funcional dos reclusos, promovendo estilos de vida ativos e saudáveis.

Frequência: 2 sessões semanais de Exercício Físico e Boccia

Duração: 50’

Nº participantes: 20

Tipologia das sessões: em grupo

Duração: De janeiro a dezembro, apenas com paragem no mês de agosto.

Ética e Inclusão em Movimento

 

Memória Descritiva

Ética e Inclusão em Movimento, pretende constituir-se um referencial de prática de boas condutas, que se pretendem materializar nas ações, comportamentos e atitudes quer dos diferentes agentes da INVICTUS VISEU, quer de todos aqueles que colaboram e participam nas ações e atividades desenvolvidas pela associação.

Conceito do Projeto

Reforçar a vivência e prática efetiva dos valores da ética de forma sistemática e perpétua no tempo pelos diferentes elementos da INVICTUS VISEU, assim como de todos os aqueles que colaboram e participam nas diversas ações e atividades da associação.

Responsável

Professor Doutor Tadeu Celestino

Ações / Atividades

  • 3º lugar do prémio – “Conhecer Mais Para Incluir Melhor” –  Com o artigo “Os Valores e a Ética no Desporto Adaptado: uma revisão bibliográfica”, publicado na revista científica nº4 da FPDD.
  • A Invictus Viseu esteve representada no II Congresso do Comité Paralímpico de Portugal que se realizou nos dias 13 e 14 de Abril, na Universidade do Minho – Oficial, em Braga, Cidade Europeia do Desporto 2018. O Dr. Tadeu Celestino proferiu uma preleção intitulada: “Ética e Desporto Adaptado: uma revisão da literatura”.
  • 17 de novembro de 2018 – Realização da tertúlia “Ética e Inclusão em Movimento”

 

Erasmus +

 

Memória Descritiva

O programa ERASMUS+ permite vivenciar experiências enriquecedoras e desenvolver projetos únicos a nível internacional. 

Conceito do Projeto

Ampliar a rede de parcerias nacionais e internacionais
– Trabalho em rede

A Invictus Viseu é atualmente parceiro em três projetos: dois submetidos e um ainda em elaboração.