Serviços

Atividade física e desportiva de recreação, bem-estar e lazer
Motricidade Infantil
Dos 2 aos 12 anos
kids jump

Sessões de motricidade para crianças com necessidades especiais e/ou deficiência. Visa a tomada de consciência da criança na relação existente entre o seu corpo, o cérebro e o meio envolvente. São exercitadas uma série de habilidades motoras básicas, essenciais para a realização de tarefas de vida diárias, bem como outros conteúdos cognitivo-motores: Equilíbrio, Lateralidade, Noção de corpo, Orientação espácio-temporal, Motricidade global e Motricidade fina.

 

Atividade Física Adaptada
A partir dos 12 anos

Sessões de atividade física direcionadas para pessoas com condições limitantes: deficiência, problemas de saúde ou idosos. O programa de intervenção é definido mediante uma prévia avaliação da aptidão físico-funcional do indivíduo e pela implementação de adaptações que podem ser educativas, técnicas ou estruturais, potenciadoras da melhoria da qualidade de vida da pessoa, em conformidade com as suas especificidades, necessidades, motivações e potencialidades.

Atividades Aquáticas Adaptadas
A partir dos 2 anos

Intervenção em contexto aquático com crianças/jovens e adultos com necessidades de ajuste dos exercícios às diversas patologias. A riqueza de estímulos ao explorar o meio, favorece o desenvolvimento de competências sensoriais, motoras, cognitivas e emocionais de forma integrada. Opções: Adaptação ao Meio Aquático e Natação Adaptada.

Programa Viseu + Desporto
A partir dos 2 anos
logo-Viseu-mais-Desporto

O seu conceito centra-se na complementarização de alguns dos serviços prestados à comunidade pelas instituições aderentes, sendo que com a parceria a este programa, as instituições passam a ter uma oferta de serviços desportivos, que em alguns casos, poderiam não existir ou passam a tornar os serviços desportivos já oferecidos mais alargados e diversificados. Através da rede de partilha de recursos estabelecida, temos como objetivo tornar os participantes do programa mais ativos, com mais oportunidades de acesso à prática regular de exercício físico e consequentemente com um maior índice de qualidade de vida.

Este programa conta até ao momento com a parceria de duas entidades locais de apoio à pessoa com deficiência / necessidades educativas especiais, alcançando desta forma mais de 20 crianças / jovens.

Atividades Desportivas Inclusivas
(ATL’s, Campos de férias, …)
goalball
boccia ATL
polybat MMDão 2017

Atividades Desportivas Inclusivas para a comunidade, estimuladoras da inclusão direta e da inclusão inversa.

Desde 2017 que temos desenvolvido as atividades de boccia, goalball e polybat, junto de crianças e jovens de diversos atl’s e campos de férias.

 

Entidades acolhedoras das atividades:

 

 

  • Associação Portuguesa para as Perturbações do Desenvolvimento e Autismo de Viseu (APPDA-V) – Boccia – 2018

 

Manhãs Ativas
Projeto Municipal
Atividade Invisuais
jogo do galo adaptado
Jogo do Ovo e da Colher Adaptado

No âmbito do projeto municipal “Manhãs Ativas” (anteriormente designado “Manhãs Desportivas”), a Invictus Viseu tem participado desde 2017 com diversas iniciativas, com vista à sensibilização da comunidade viseense para a temática da deficiência, bem como, para promover e divulgar algumas modalidades adaptadas ainda pouco conhecidas da sociedade em geral.

Conheça as atividades por nós desenvolvidas neste projeto:

2017

18 de junho 2017

02 de julho 2017

09 de julho 2017

16 de julho 2017

2018

16 de junho 2018

16 de setembro 2018

Feira do Desporto
Projeto Municipal
polybat

A Feira do Desporto de Viseu tem como objetivos promover a oferta desportiva do concelho; estimular a prática da atividade física junto de toda a comunidade, através de uma programação gratuita e de participação livre. 

A Invictus Viseu teve a sua primeira participação em 2017 e ao longo de 5 dias dinamizou várias atividades, nas quais participaram mais de 100 pessoas.

Conheça as atividades por nós desenvolvidas neste projeto:

2017

Feira do Desporto Viseu 2017