Serviços

Investigação

A Investigação é outro dos eixos, que robustece cientificamente a Invictus, sendo esta área materializada pelo desenvolvimento de estudos de investigação com o propósito de diagnosticar e compreender a realidade para uma melhor atuação técnico-pedagógica da associação no contexto em que opera.

Em 2017 o Prof. Doutor Tadeu Celestino (membro da direção da Invictus Viseu), recebeu o 1º e 3º prémio da Revista Científica da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD) e a Dr.ª Nicole Monteiro (Diretora Técnica e Técnica de Exercício Físico da Invictus Viseu) recebeu uma Menção Honrosa na mesma revista.

Em 2018, o Prof. Doutor Tadeu Celestino realizou uma preleção intitulada: “Ética e Desporto Adaptado: uma revisão da literatura”. A comunicação esteve integrada no painel Experiências e desafios da Atividade Física e Desportiva do II Congresso do Comité Paralímpico de Portugal.

Ainda no ano de 2018, foi apresentado o Artigo científico intitulado: “Busca da excelência no Desporto Adaptado: um caso de estudo” na revista científica da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (Fpdd Portugal), integrado no III Seminário “Conhecer mais para incluir melhor” da FPDD, da autoria do Dr. Tadeu Celestino (membro da direção) e do Prof. Doutor Antonino Pereira (membro da Comissão Consultiva).

 

Decorreu no dia 1  de fevereiro, a apresentação no Congresso Internacional – CIDESD 2019, da comunicação em poster com o tema: “Determining factors for excellence in an adapted sport: a life story study”, realizado pelo Dr. Tadeu Celestino (membro da Direção) e Antonino Pereira (membro da Comissão Consultiva).

A CIDESD 2019 visou proporcionar uma valiosa oportunidade para os profissionais compartilharem, aprenderem e contribuírem para os avanços mais recentes no Desporto, Exercício e Ciências da Saúde.

O presente congresso decorreu entre os dias 1 e 2 de Fevereiro no ISMAI.

Poderá aceder aqui ao resumo do estudo, na página 233 da Revista Motricidade Volume 15 | Número S1 | Sup. 2019.