Modalidades

ATLETISMO
Design sem nome

O desenvolvimento do Atletismo sustenta-se na nossa missão de aumentar as oportunidades de prática desportiva das pessoas com deficiência e/ou patologias específicas através desta modalidade, quer na vertente recreativa, quer na vertente competitiva.

Se pretende experimentar atletismo adaptado ou convencional de vertente inclusiva e sem qualquer compromisso prévio associado, entre em contacto connosco!

POLYBAT
polybat-1
polybat

A Invictus Viseu é a primeira Associação do Concelho de Viseu a promover esta modalidade para a comunidade.

O Polybat (ténis de mesa adaptado), surgiu como uma alternativa recreativa para quem não conseguia praticar o ténis de mesa convencional. O perfil dos praticantes desta modalidade inclui quem tem distrofia muscular, paralisia cerebral, lesões vertebro medulares,  deficiência intelectual e PEA.

Esta é uma atividade inclusiva pois permite que qualquer pessoa, de diferentes idades, possuindo ou não deficiência, pratique em conjunto esta modalidade. É um jogo simples, com regras fáceis, dinâmico, divertido e que possibilita ao participante alargar a sua vivência motora, cognitiva, recreativa e social.

Os treinos decorrem às Quintas-Feiras das 18h00 às 18h50, no Pavilhão Cidade de Viseu (Sala de Desporto 2).

KARATÉ ADAPTADO
IMG_3663
IMG_3610

Várias evidências científicas realçam os benefícios da prática do Karaté, sendo um meio para potencializar as várias áreas do desenvolvimento humano, quer ao nível da aquisição de habilidades motoras, quer ao nível da melhoria de competências psicossociais.

Os treinos podem ser estruturados de forma individualizada ou em grupos reduzidos de 2 a 10 alunos no máximo.

Destinatários:

  • Crianças, jovens e adultos com condição de deficiência (Motora, Intelectual, Auditiva, Visual) e/ou pertubações de desenvolvimento (Perturbação do Desenvolvimento e Autismo, Hiperatividade e Défice de Atenção).
  • Crianças, jovens e adultos sem condição de deficiência e/ou incapacidade (objetivo: impulsionar a dimensão inclusiva dos treinos).

Horários: Segundas e quartas-feiras das 18h30 às 19h30

Local: Pavilhão Cidade de Viseu (Sala de Desporto 2)

ANDEBOL EM CADEIRA DE RODAS
Flyer A5 - Andebol em CR
Equipa ACR Viseu

O andebol em cadeira de rodas é um desporto coletivo, de oposição, que tem como população-alvo, pessoas com uma ou mais formas de deficiência/incapacidade motora, de ambos os géneros e que se enquadrem numa ou mais categorias desportivas internacionais, nomeadamente: Amputados; Paralisia cerebral; Lesionados medulares e “Les Autres”, isto é, outras incapacidades/deficiência motora não incluídas nas outras três categorias.

A criação desta equipa/modalidade tem como principais objetivos:

  • Alargar o leque de modalidades desportivas adaptadas e de vertente coletiva, possíveis de serem praticadas por pessoas com deficiência/incapacidade motora, residentes no concelho e distrito de Viseu;
  • Proporcionar a prática de andebol a todos aqueles(as) que até aqui não o praticavam, e que terão agora essa oportunidade, incluindo estas pessoas na sociedade através do Desporto;
  • Reconhecer a importância do envolvimento das famílias de cidadãos com deficiência, enquanto elementos-chave no sucesso de ações deste âmbito;
  • Evidenciar a importância que o desporto pode assumir na vida de todos os cidadãos, sendo este um veículo privilegiado para a reabilitação e melhoria da autonomia;
  • Enfatizar as várias dimensões que a inclusão pode assumir (desportiva, social e educativa) no desenvolvimento integral do ser humano;
  • Fomentar valores éticos na comunidade através do desporto, no que respeita à aceitação, interajuda e convivência para com a diferença.

A génese desta equipa resulta da parceria tripartida entre a Associação Invictus Viseu, a Associação de Andebol de Viseu e o Município de Viseu.

Os treinos decorrem todas as segundas e quartas-feiras, das 19h00 às 20h30, no Pavilhão Desportivo do Estabelecimento Prisional de Viseu (Campo), pelo que os(as) interessados(as) em obter mais informações, observar ou realizar um treino experimental, deverão contactar previamente a Associação Invictus Viseu, através dos seguintes contactos: 939 397 401 / geral@invictusviseu.pt

NATAÇÃO ADAPTADA
120901704_767662754079185_987390609681861183_n
IMG_20190320_143416

Atualmente desenvolvemos esta modalidade desportiva  de vertente não competitiva. A médio prazo, visamos ingressar pela vertente competitiva de Natação Pura Adaptada. Continuamos a captar nadadores(as). Numa primeira fase é efetuada por parte da treinadora de Natação, uma avaliação prévia das competências nas técnicas de nado.

Níveis de progressão da Natação Pura Adaptada:

  • Introdução;
  • Aprendizagem;
  • Aperfeiçoamento das técnicas de nado.

Os nadadores são agrupados, em ambos os géneros, nas seguintes categorias de deficiência: