“Se as pessoas com deficiência soubessem o quanto a prática desportiva lhes pode mudar a vida…”
(Mário Trindade)
“Se as pessoas com deficiência soubessem o quanto a prática desportiva lhes pode mudar a vida…”
(Mário Trindade)
O desenvolvimento do Atletismo sustenta-se na nossa missão de aumentar as oportunidades de prática desportiva das pessoas com deficiência e/ou patologias específicas através desta modalidade, quer na vertente recreativa, quer na vertente competitiva.
No alto rendimento, contamos com o atleta paralímpico Mário Trindade que compete na categoria T52 de atletismo em cadeira de rodas.
Nos seus treinos, conta agora com a companhia de Luís Ferreira, um novo colega e atleta da Invictus Viseu.
Se pretende experimentar atletismo adaptado ou convencional de vertente inclusiva e sem qualquer compromisso prévio associado, entre em contacto connosco!
A Invictus Viseu é a primeira Associação do Concelho de Viseu a promover esta modalidade para a comunidade.
O Polybat (ténis de mesa adaptado), surgiu como uma alternativa recreativa para quem não conseguia praticar o ténis de mesa convencional. O perfil dos praticantes desta modalidade inclui quem tem distrofia muscular, paralisia cerebral, lesões vertebro medulares, deficiência intelectual e PEA.
Esta é uma atividade inclusiva pois permite que qualquer pessoa, de diferentes idades, possuindo ou não deficiência, pratique em conjunto esta modalidade. É um jogo simples, com regras fáceis, dinâmico, divertido e que possibilita ao participante alargar a sua vivência motora, cognitiva, recreativa e social.
Os treinos decorrem às Quintas-Feiras das 18h00 às 18h50, no Pavilhão Cidade de Viseu (Sala de Desporto 2).
Várias evidências científicas realçam os benefícios da prática do Karaté, sendo um meio para potencializar as várias áreas do desenvolvimento humano, quer ao nível da aquisição de habilidades motoras, quer ao nível da melhoria de competências psicossociais.
Os treinos podem ser estruturados de forma individualizada ou em grupos reduzidos de 2 a 8 alunos no máximo.
Privilegiamos a vertente inclusiva do Karaté, pelo que o nosso Público-Alvo é a comunidade em geral, crianças, jovens e adultos com perturbações do espectro do autismo, deficiência Intelectual, deficiência auditiva, deficiência visual e motora.
Horários: Segundas e quartas-feiras das 18h30 às 19h15
Local: Pavilhão Desportivo do Fontelo (Sala de Desporto 1)
Indo de encontro à missão, visão e valores da Associação Invictus Viseu, temos como objetivo alavancar este novo projeto e proporcionar aos potenciais atletas interessados, a oportunidade de prática desta modalidade desportiva coletiva na cidade de Viseu.
O Andebol em Cadeira de Rodas é destinado às pessoas com um ou mais tipos de deficiência/incapacidade motora e que se enquadrem em uma ou mais categorias desportivas internacionais:
(1) amputados; (2) paralisia cerebral; (3) lesionados medulares e (4) “Les Autres”, isto é, outras incapacidades/deficiência motora não incluídas nas outras três categorias.
Encontramo-nos na fase de captação de atletas, quer do género feminino e masculino, pelo que os(as) interessados(as), devem contactar a Associação Invictus Viseu, no sentido de obter mais informações e/ou manifestar o seu interesse em participar num treino de observação.
Atualmente desenvolvemos esta modalidade desportiva de vertente não competitiva. A médio prazo, visamos ingressar pela vertente competitiva de Natação Pura Adaptada. Continuamos a captar nadadores(as). Numa primeira fase é efetuada por parte da treinadora de Natação, uma avaliação prévia das competências nas técnicas de nado.
Níveis de progressão da Natação Pura Adaptada:
Os nadadores são agrupados, em ambos os géneros, nas seguintes categorias de deficiência: