2017

  • 3ª Edição Seminário “Desporto Adaptado: do ensino à competição”

A 3ª edição do seminário “Desporto Adaptado: do ensino à competição” realizou-se a 2 de novembro, na Aula Magna e Pavilhão Multiusos do Instituto Politécnico de Viseu. Esta iniciativa foi organizada pelo Município de Viseu, em coorganização com a Associação Invictus Viseu e a Escola Superior de Educação de Viseu, e contou com o apoio da Federação Portuguesa de Desporto para Deficientes, o Comité Paralímpico de Portugal e o Instituto Português do Desporto e Juventude.

O evento visou essencialmente promover um espaço de partilha de conhecimentos, metodologias de intervenção e experiências, no contexto do desenvolvido educativo e desportivo das pessoas com deficiência e foi dirigido a toda a população com interesse nesta temática. Foram mais de 325 participantes que participaram na componente teórica (manhã) e na componente prática (tarde).

 

  • 1ª Edição “Jornadas Inclusivas de Viseu”

A Associação Invictus Viseu e a Escola Superior de Educação de Viseu – Departamento de Ciências do Desporto e Motricidade, organizaram no dia 4 de dezembro, a 1ª edição das “Jornadas Inclusivas de Viseu” que decorreu no Pavilhão Multiusos do Instituto Politécnico de Viseu.

Este foi um evento desportivo inclusivo de cariz prático, dirigido para os cidadãos com deficiência das várias instituições de apoio às pessoas com deficiência do concelho de Viseu, bem como, para os alunos da Licenciatura em Desporto e Atividade Física do IPV – Escola Superior de Educação de Viseu.

A iniciativa esteve enquadrada nas comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência que se celebra, anualmente, a 3 de dezembro.
Teve como Padrinho, o Atleta Paralímpico e Embaixador do Desporto Adaptado em Viseu, Mário Trindade.

A jornada tem como principais objetivos:

– Divulgar e promover o desporto adaptado no concelho de Viseu;
– Proporcionar aos utentes das instituições a possibilidade de prática desportiva de diversas modalidades convencionais e adaptadas;
– Sensibilizar os participantes para os benefícios aliados à prática regular de atividade física e desportiva na pessoa com deficiência;
– Sensibilizar a comunidade para a convivência com a diferença;
– Promover a inclusão direta e inversa pelo contacto estabelecido ao longo de todo o evento entre alunos do curso de Desporto e Atividade Física da ESEV e os participantes com deficiência.

Os participantes tiveram a oportunidade de praticar nove (9) modalidades/atividades distintas convencionais e adaptadas, possíveis de ser praticadas por pessoas com e sem limitações, sendo elas: Boccia, Basquetebol, ParaHóquei, Karaté, ParaVólei e InVólei, Polybat, Multi-Atividades Desportivas Inclusivas e Zarabatana.

A presente iniciativa contou com o apoio institucional da Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência, do Município de Viseu, da Freguesia de Viseu e da Decathlon Viseu. O evento teve igualmente enquanto parceiros na dinamização de algumas modalidades presentes nas jornadas, a Federação Portuguesa de Basquetebol, a Federação Portuguesa de Hóquei, a Federação Portuguesa de Voleibol, a Associação de Karaté de Viseu, o Centro de Apoio a Deficientes de Santo Estêvão e a Invictus Viseu.

Participaram nesta iniciativa cerca de 150 pessoas.

Comments are closed.