Serviços

Organização e apoio a eventos desportivos e de formação

Propomo-nos enquanto organizadores e coorganizadores, a dinamizar regularmente, momentos teórico-práticos para o segmento populacional com e sem deficiência, bem como, para diversos agentes, numa perspetiva de estimular e congregar a vasta e potencial rede associativa, educativa, social e autárquica local.

Eventos de destaque organizados/coorganizados:

 

2019

3ª Edição “Jornadas Inclusivas de Viseu”

A Associação Invictus Viseu e a Escola Superior de Educação de Viseu – Departamento de Ciências do Desporto e Motricidade, voltaram a organizar o evento “Jornadas Inclusivas de Viseu” nos dias 2 e 3 de dezembro na cidade de Viseu. A iniciativa decorreu no Pavilhão Desportivo do Instituto Politécnico de Viseu (IPV) e esteve enquadrado nas comemorações do Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, que se celebra, anualmente, a 3 de dezembro. O objetivo primário desta 3ª edição, passou por proporcionar ao longo dos dois dias, a experimentação de múltiplas atividades físico-desportivas e modalidades convencionais e adaptadas em contexto de recreação, num ambiente inclusivo e acessível a todos os participantes, quer para as pessoas com deficiência das instituições de apoio à pessoa com deficiência do concelho de Viseu, bem como para alunos com necessidades educativas das escolas do concelho. Os alunos da Licenciatura do curso de Desporto e Atividade Física e do curso de Técnico de Desporto da EPMS  participaram igualmente neste evento, proporcionando através da sua colaboração constante, a concretização de mais uma edição deste evento, que privilegiou a inclusão direta e inversa dos participantes. As modalidades a dinamizadas foram: Minigolfe, Andebol Adaptado, Boccia, Parahóquei, Basquetebol Adaptado, Karaté Inclusivo, Corfebol Adaptado, Polybat e Atletismo Adaptado.

Outros objetivos estiveram associados a esta iniciativa, tais como:

  • Celebrar o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência de forma comunitária, ativa e inclusiva;
  • Sensibilizar a comunidade para a convivência com a diversidade e elucidar os participantes para os vários benefícios aliados à prática regular de atividade física e desportiva na pessoa com e sem deficiência. 

 

 

“Visão Multidimensional dos Valores Olímpicos e Paralímpicos”

A Associação Invictus Viseu e a Academia Olímpica de Portugal (AOP), em parceria com a FNAC Viseu, organizaram no dia 30 de outubro, pelas 21h00 uma tertúlia de Conversas Olímpicas intitulada “Visão Multidimensional dos Valores Olímpicos e Paralímpicos”. Preletores e participantes tiveram a oportunidade de interagir e trocar opiniões e experiências acerca dos valores inerentes à participação olímpica e paralímpica, bem como, a importância da escola na transmissão de valores e de que forma estes estão presentes no dia-a-dia e na formação de atletas.

 

5º Congresso “Desporto Adaptado: Atividade Física, Saúde e Ensino”

A cidade de Viseu acolheu nos dias 10 e 11 de maio o 5º Congresso “Desporto Adaptado: Atividade Física, Saúde e Ensino”. A presente iniciativa foi organizada pelo Município de Viseu e a Invictus Viseu – Associação Desportiva, Recreativa e Cultural, em coorganização com a Escola Superior de Educação de Viseu – Departamento de Ciências do Desporto e Motricidade e contou com a participação de mais de 230 participantes.

Na continuidade das anteriores edições, este Congresso teve como objetivo a reflexão e o debate acerca das metodologias de intervenção e experiências, no contexto do desenvolvido educativo e desportivo das pessoas com deficiência e grupos especiais.

A edição deste ano, contou com a novidade de submissão e publicação de artigos em formato E-Poster.

 

Semana da Atividade Física

Invictus Viseu celebrou a Semana da Atividade Física com o tema “Be Active Be Inclusive” entre os dias 1 e 6 de abril na cidade de Viseu em parceria com o Município de Viseu e com o apoio da iniciativa peaceandsport.
Uma panóplia diversificada de atividades desportivas, aulas abertas e palestras de sensibilização aliadas aos benefícios da prática regular de atividade física em grupos especiais, foram dinamizadas para toda a comunidade.

 

Ao longo do dia, quem passou pelas atividades foi deixando a sua mensagem no nosso “Mural da Paz” e mostrou o seu Cartão Branco como apoio ao Desenvolvimento e Paz no Desporto e pelo Desporto. Uma campanha da Peace and Sport e para a qual a Invictus Viseu está inscrita.

 

 

Torneio de Polybat “Jogos Santa Casa”

No âmbito do projeto “+ Desporto ≠”, a Federação Portuguesa de Desporto para Pessoas com Deficiência (FPDD Portugal), em parceria com a Escola Superior de Educação de Viseu e a Invictus Viseu, realizaram no dia 1 de março, o Torneio de Polybat “Jogos Santa Casa”, que decorreu no Pavilhão Desportivo do Instituto Politécnico de Viseu.

A FPDD promoveu igualmente uma formação de árbitros de Polybat no dia 28 de fevereiro.

 

 A nossa Associação teve assim a sua primeira estreia na modalidade, conquistando os 4 primeiros lugares.

 

 

Consulte os eventos realizados em anos anteriores: